Twitter
RSS

O Batismo

Batismo é o anúncio público de uma experiência pessoal. É um ato cristãode obediência e um testemunho público do desejo do crente de seidentificar com Cristo e segui-lo. Jesus nos deu seu exemplo eordenou o ensino sobre o batismo. João Batista batizou Jesus no RioJordão, deixando-nos o exemplo para fazer o mesmo como uma afirmaçãopública da nossa fé. Da mesma forma, Jesus mandou que seusdiscípulos batizassem outros crentes (Mateus 28:19).O batismo é um símbolo da morte, sepultamento e ressurreição de Cristo.É uma visão externa da mudança interna de uma pessoa. O crente deixapara trás a velha maneira de viver em troca de uma nova vida emCristo. É símbolo de salvação - não um requisito para a vida eterna.Entretanto, como um ato de obediência, também não é opcional para oscristãos. O batismo indica nosso desejo de dizer à nossa igreja e aomundo que estamos comprometidos com a pessoa de Jesus e seusensinamentos.
O BATISMO DE JOÃO
Batismo significa mergulhar ou imergir. Um grupo de palavras diversaspodem ser usadas para significar um rito religioso para um ritual delimpeza. No Novo Testamento, se tornou o rito de iniciação nacomunidade cristã e era interpretado como morte e nascimento emCristo.João, o Batista, pregava o "batismo de arrependimento para o perdão dospecados" (Lucas 3:3). Todos os evangelistas concordam sobre isso (Mateus3:6-10; Marcos 1:4-5; Lucas 3:3-14). Reconhecemos o batismo como símbolodo nosso redirecionamento na vida. Nós nos arrependemos de nossavelha maneira de viver em pecado e desobediência. Mudamos a rota edamos uma nova partida.As origens do batismo de João são difíceis de traçar. Possui semelhançase diferenças em relação a obrigações e exigências feitas pelosjudeus aos pagãos novos convertidos, tais como o estudo da Torá,circuncisão e o ritual do banho para expiar todas as impurezas dopassado gentio.
A prática do batismo de João tinha os seguintes resultados:
1. Era intimamente relacionado com arrependimento radical, não somente dos judeus, mas também dos gentios.2. Indicava claramente ser preparado para o Messias, que batizaria com o Espírito Santo e traria o batismo de fogo (Mateus 3:11).3. Simbolizava purificação moral e assim preparava as pessoas para a vinda do reino de Deus (Mateus 3:2; Lucas 3:7-14).4. A despeito da óbvia conexão entre o cerimonial de João e a igreja primitiva, o batismo realmente desapareceu do ministério direto deJesus.
De início, Jesus permitiu que seus discípulos continuassem o ritual(João 3:22), porém mais tarde aparentemente ele descontinuou essaprática (João 4:1-3), provavelmente pelas seguintes razões:1. A mensagem de João era funcional, enquanto a de Jesus era pessoal.2. João antecipou a vinda do reino de Deus, enquanto Jesus anunciou que o Reino já havia chegado.3. O rito de João era uma passagem intermediária até o ministério de Jesus.
O BATISMO DE JESUS
Este fato marcou o início do ministério de Jesus. Alguns estudiososdiscutem o fato de João Batista, ter batizado Jesus. Entretanto, opropósito e significado do batismo de Jesus permanecem controversos.João Batista proclamava que o reino dos céus estava próximo e o queo povo de Deus deveria se preparar para a chegada do Senhor atravésda renovação da fé em Deus. Para João, isso significavaarrependimento, confissão de pecados e prática do bem. Assim sendo,por que Jesus foi batizado? Se Jesus não era pecador, como o NovoTestamento proclama (II Coríntios 5:21; Hebreus 4:15; I Pedro 2:22),por que se submeteu ao batismo de arrependimento para perdão dospecados? Os Evangelhos respondem.
O EVANGELHO DE MATEUS
O relato de Mateus sobre o batismo de Jesus é mais detalhado do que o deMarcos. Começa destacando a relutância de João Batista em batizar Jesus(Mateus 3:14), que foi persuadido somente depois de Jesus lhe terexplicado: "Deixa por enquanto, porque assim nos convém cumprir todaa justiça." (Mateus 3:15). Embora o significado pleno dessaspalavras seja impreciso, elas pelo menos sugerem que o batismo deJesus era necessário para cumprir a vontade de Deus.Tanto no Velho como no Novo Testamento (Salmo 98:2-3; Romanos 1:17) ajustiça de Deus é vista como a salvação Dele para o Seu povo. Por isso oMessias pode ser chamado de "O Senhor é nossa justiça" (Jeremias 23:6,Isaías 11:1-5). Jesus disse a João Batista que seu batismo eranecessário para fazer a vontade de Deus em trazer a salvação sobreseu povo. Assim a declaração do Pai no batismo de Jesus éapresentada na forma de uma declaração pública. Enfatizava que Jesusera o servo ungido de Deus pronto para iniciar seu ministério,trazendo a salvação do Senhor.
O EVANGELHO DE MARCOS
Marcos apresenta o batismo de Jesus como uma preparação necessária paraseu período de tentação e ministério. Em seu batismo Jesus recebeu aaprovação do Pai e a unção do Espírito Santo (Marcos 1:9-11). Aênfase de Marcos na relação especial de Jesus com o Pai, - "Tu és omeu Filho amado, em ti me comprazo"(Marcos 1:11) - aproxima duasimportantes referências do Velho Testamento.A messianidade de Jesus é apresentada de uma maneira totalmente nova, naqual o Messias reinante (Salmo 2:7) é também o Servo Sofredor do Senhor(Isaías 42:1). A crença popular judaica esperava um Messias reinante queestabeleceria o reino de Deus, não um Messias que sofreria pelo povo. Nopensamento dos judeus a chegada do reino dos céus estava tambémassociada com ouvir a voz de Deus e com a dádiva do Espírito deDeus.
O EVANGELHO DE LUCAS
Lucas menciona rapidamente o batismo de Jesus, colocando-o em paraleloao batismo de outros que se referiram a João Batista (Lucas3:21-22). Ao contrário de Mateus, Lucas coloca a genealogia de Jesusdepois de seu batismo e antes do início de seu ministério. Oparalelo com Moisés, cuja genealogia ocorre logo antes do início deseu trabalho (Êxodo 6:14-25), não é mera coincidência. Provavelmentepretendeu-se ilustrar o papel de Jesus ao trazer livramento(salvação) ao povo de Deus assim como Moisés fez no VelhoTestamento. Em seu batismo, na descida do Espírito Santo sobre si, Jesusestava apto a desempenhar a missão para a qual Deus O havia chamado. Emseguida a sua tentação (Lucas 4:1-13), Jesus entrou na sinagoga edeclarou que havia sido ungido pelo Espírito para proclamar as boasnovas (Lucas 4:16-21). Que o Espírito se fez presente no Seu batismopara ungi-lo (Atos 10:37-38).Em seu relato, Lucas tentou identificar Jesus com as pessoas comuns.Isso é visto no berço da história (com Jesus nascido num estábulo evisitado por humildes pastores, Lucas 2: 8-20) e através dagenealogia (enfatizando a relação de Jesus com toda a humanidade,Lucas 3:38) logo depois do batismo. Assim, Lucas via o batismo como oprimeiro passo de Jesus para se identificar com aqueles que Ele veiosalvar. Somente alguém que era semelhante a nós poderia se colocarem nosso lugar como nosso substituto para ser punido com morte pelopecado. Jesus se identificou conosco a fim de mostrar Seu amor pornós.No Velho Testamento o Messias era sempre inseparável do povo querepresentava (veja Jeremias 30:21 e Ezequiel 45-46). Embora o "servo" emIsaías seja algumas vezes visto de maneira conjunta (Isaías 44:1) eoutras vezes como indivíduo (Isaías 53:3), ele é sempre visto como orepresentante do povo de Deus (Isaías 49:5-26), assim como o servodo Senhor. Evidentemente Lucas, bem como Marcos e Mateus, estavatentando mostrar que Jesus, como representante divino do povo, tinhase identificado com ele no batismo.
O EVANGELHO DE JOÃO
O quarto Evangelho não diz que Jesus foi batizado, mas que João Batistaviu o Espírito descendo sobre Jesus (João 1:32-34). O relatoenfatiza que Jesus foi a João Batista durante seu ministério depregação e batismo; João Batista reconheceu que Jesus era o Cristo,que o Espírito de Deus estava sobre Ele e que era o Filho de Deus.João Batista também reconheceu que Jesus, batizava com o EspíritoSanto, ao contrário de si mesmo (João 1: 29-36). João Batistadescreveu Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo"(João 1:29). O paralelo do Velho Testamento mais próximo destaafirmação se encontra na passagem do "servo do Senhor" (Isaías 53:6-7). É possível que "Cordeiro de Deus" seja uma tradução alternativa daexpressão aramaica "servo de Deus".A idéia de Jesus como aquele que tira os pecados das pessoas éobviamente o foco do quarto Evangelho. Seu escritor sugere que JoãoBatista entendeu que Jesus era o representante prometido e salvadordo povo.
AS CONCLUSÕES DOS EVANGELHOS
Nos quatro Evangelhos está claro que o Espírito Santo veio sobre Jesusno seu batismo para capacitá-lo a fazer a obra de Deus. Os quatroescritores reconheceram que Jesus foi ungido por Deus para cumprirsua missão de trazer salvação ao mundo. Essas idéias são a chavepara o entendimento do batismo de Jesus. Naquela ocasião no iníciode seu ministério, Deus ungiu Jesus com o Espírito Santo para ser omediador entre Deus e o seu povo. No seu batismo Jesus foiidentificado como aquele que carregaria os pecados das pessoas;Jesus foi batizado para se identificar com o povo pecador. Da mesmaforma, nós somos batizados para nos identificarmos com o ato deobediência de Jesus. Seguimos seu exemplo fazendo uma públicaconfissão do nosso comprometimento com a vontade de Deus.
Fonte: Ilúmina

Comments (1)

Ola, Henrique. O batismo que tem um significado espiritual de compromisso de boa consciência perante Jesus e representa a salvação do cristão (1Pe. 3:21)

Estarei seguindo o seu blog
se puder, faça uma visita no meu e siga-me temos ótimos textos bliblicos.

fique na paz ..
ps - Deus hj te diz: nao fique longe de mim. apressa-te em ajudar-me com meus filhos.
1 Sm 71:12

Postar um comentário